Por que as empresas morrem? O que fazer para que elas tenham uma vida saudável?


  MORTALIDADE DE EMPRESAS: PESQUISA IBGE, OUT 2019



Pesquisa do IBGE, publicada em 17.10.19, aponta que apenas 40% das 597.200 empresas criadas em 2012 estavam ativas em 2017. Essa proporção, medida pela taxa de sobrevivência, aponta que seis em cada dez empresas encerraram suas atividades nesses cinco anos. Isto é, de 10 empresas abertas em 2012, apenas 4 permanecem abertas em 2017. Esse é um indicador importante para a reflexão sobre a nossa realidade.

POR QUE A MORTALIDADE É ALTA?

O problema da mortalidade está na cabeça dos empresários e lideranças, isto é, seus modelos mentais, produtores de sintomas críticos, conforme caracterizado abaixo.

As inferências sobre modelo mental do empresário têm como base a pesquisa de campo realizada em 25 médias empresas familiares.

Modelo mental das Lideranças: Sintomas Críticos

- Desconhecimento de métricas, em especial do índice de lucratividade e fragilidade das informações para tomada de decisões;
- Sintoma de baixa lucratividade, baixa diferenciação e excesso de comoditização nos produtos e serviços;
- Liderança baseada em ações por impulso e fragilidade das ações estratégicas;
- Necessidade de negociar as contradições envolvendo a empresa familiar e a família;
- Fragilidade no alinhamento entre as equipes e no propósito da empresa;
- Baixa maturidade do pensamento estratégico na produtividade das receitas, dos custos e do crescimento lucrativo.

RECOMENDAÇÃO PARA UMA VIDA SAUDÁVEL

Por que a mortalidade acontece? Muitos líderes desconhecem ou pensam a estratégia de forma superficial, sem orientação para o crescimento lucrativo e geração de valor da empresa. Para reparar essa situação, propomos, que é preciso pensar de um jeito novo, reconhecer a importância de novas competências do líder SER ESTRATEGISTA, em especial:

Entender e aprimorar as Mentalidades de Liderança: O impacto do modelo mental no lucro, nas motivações de equipes e na inovação. Desenvolver competências para análise de crenças e cultura organizacional, indagando sobre como se tornar líder mentalmente focados na lucratividade – a lucratividade é social.

Conhecer gestão estratégica - desenvolvimento de ações lucrativas: Analisar a situação da empresa nas perspectivas financeiras, clientes e mercados, portfólio, processos e informação para tomada de decisões; e construir ações lucrativas com base em mapa estratégico, precificação, diferenciação, alinhamento de equipes e metas – tecnologias de gestão.
Foco especial no processo de marketing e vendas para ampliar faturamento e no processo de produção enxuta para redução de custos e melhoria da produtividade. 

Competências para desenvolver o propósito da empresa, o seu sistema de valor: pensar a empresa nas perspectivas o que somos, o que nos distingue, o que oferecemos de singular ao mundo, a fim de aprimorar comportamentos para construção de propósito gerador de lucratividade.

Dominar a inovação do modelo de negócio, em especial o portfólio: O método da Startup Enxuta ajuda acelerar a inovação com base na experimentação e validação pelo cliente.


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Rogério Monteiro
Diretor da Innovare Estratégia
Doutor em Semiótica – PUC-SP
Conselho do COMPEM - FINDES

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